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Enviada em: 03/08/2018

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a qualidade da dinâmica escolar brasileira, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada á realidade do país, seja pela deplorável condição física das escolas, como também pela didática empregada pelo corpo docente.       É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causa do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, as condições físicas e estruturais apresentadas pelas escolas públicas são deploráveis, como podemos ver nos jornais o sucateamento de insumos voltados para a educação.       Outrossim, destaca-se a ineficaz dinâmica de lecionar empregada pelos professores como impulsionador do não envolvimento dos alunos com o que é proposto. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se o descomprometimento que os mestres tem em passar o saber, com aulas cansativas, sem criatividade e pouca participação dos seus pupilos.        É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas visando á construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério da Educação deve promover capacitação de uma didática mais atual, voltada aos jovens, semestral para seus profissionais através de cursos específicos, discussão entre docentes, pais e alunos para uma melhor abordagem, objetivando prender a atenção desse estudantes, fazendo com que esses vejam a importância da escola passando a zelar mais pelo seu ambiente escolar, aumentado assim as chances de se alcançar uma cidadania pragmática realmente legítima e plural.