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Enviada em: 07/10/2018

TEMA: DEBATE DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O PROCESSO ACADÊMICO                        Desde a Antiguidade Clássica, todas as relações pessoais deveriam envolver a música por ser vista como uma ferramenta de transformação social já que a criticidade que ela desenvolvia nos indivíduos ajudava no processo de persuasão e mudança na sociedade. Sendo assim, é evidente que a música nas escolas é de extrema importância, dado que agrega vários grupos e também colabora para o desenvolvimento crítico dos estudantes. Por isso, faz-se necessário debater sobre o tema e avaliar os impactos que essa ferramenta pode causar na sociedade.             Primeiramente, é válido citar que a música auxilia na percepção de mundo e no desenvolvimento cultural das pessoas e, principalmente, o faz perceber a importância dos movimentos musicais existentes até hoje como uma forma de crítica aos problemas da população. Em defesa dessa assertiva cabe apontar o movimento musical "Tropicália" ocorrido durante a Ditadura Militar no Brasil que lutou por liberdade através de músicas veladas. Atualmente,no ambiente escolar, por exemplo, o funk, o "slam" e o hip-hop surge de grupos minoritários como forma de protesto e desenvolvimento individual de grupos e diversidade de estilos.               Ademais, é importante destacar que em 2006, foi sancionada a lei que defende a obrigatoriedade da música, como matéria extracurricular, no processo de aprendizagem. Mas, infelizmente, como algumas outras leis no Brasil, ela não é respeitada e colocada em prática. Essa lei se baseia em um estudo publicado na Alemanha que defende que alunos que estão envolvidos com a música no ambiente escolar desenvolve em até 25% a capacidade cerebral de memorização e raciocínio matemático. Isso acontece porque, a partitura parte de um processo de memorização e vai se tornando, ao longo da aprendizagem dos instrumentos o processo de memorizar uma coisa natural.                         Destarte, faz-se premente, que o Ministério da Educação e Cultura faça prevalecer a lei proposta sobre o ensino de música no ambiente escolar, por meio de projetos interdisciplinares, como feiras de apresentação artísticas, ensino profissionalizante de música e, principalmente, discussões engajadas sobre a questão historicista e cultural que envolve as composições no Brasil, inovando o modelo de ensino prussiano, para que assim, musicalidade e cultura possam formar não só habilidades cognitivas, mas também criticidade social.