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Enviada em: 09/10/2018

No inicio da história do Brasil, a escolarização era privilégio apenas das classes mais abastadas, entretanto, com o passar dos anos, essa realidade mudou. Apesar disso, a educação pública ainda enfrenta desafios como professores despreparados e uma estrutura física que não satisfaz as necessidades dos alunos. Visto isso, é de suma importância abordar tal temática.       A constituição de 1988 deixa claro o direito a educação de qualidade para todos, contudo, na prática, muitos obstáculos se opõem a este objetivo. Dentre eles, o despreparo de alguns professores da rede pública, que se submetem a salários muito aquém do esperado para alguém graduado, além de se depararem com alunos muitas vezes desinteressados, resultando em profissionais desmotivados para encarar o desafio da educação.       Outrossim, é valido salientar, que a estrutura física das escolas também é um prolema uma vez que caso a escola não comporte os alunos no período integral, isso se torna fator limitante de carga horária e de atividades extracurriculares, afastando ainda mais a escola pública do ideal esperado, indo contra a ideia de filósofos importantes como Imanuel Kant que destaca a importância da educação em sua frase "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".       Tendo em vista os argumentos supracitados, torna-se de suma importância avaliar medidas que minimizem os desafios enfrentados pela educação no Brasil. É preciso que o Ministério da Educação otimize seus recursos concentrando-se em melhorar a estrutura das escolas, visando criar um ambiente estimulante tanto para alunos e professores. Além disso, é importante que o governo estipule um piso salarial maior para os professores e diminua sua carga horária, visando um maior rendimento dentro de sala para os professores e consequentemente para os alunos. É fundamental que o Governo e a sociedade - por meio da cobrança - busquem um país com mais educação e por consequencia com menos desigualdade social para todos.