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Enviada em: 22/10/2018

A Declaração Universal dos Direitos Humanos,promulgada em 1948 pela ONU,assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.No entanto,na conjuntura contemporânea o sistema educacional brasileiro não é eficiente,uma vez que o Estado não investe em educação de qualidade.Nesse contexto,cabe analisar a falta de investimentos e a estrutura educacional. Em primeiro plano,a educação é o principal fator de desenvolvimento de um país.Segundo o sociólogo Karl Marx: "O homem é produto do meio" e,para mudar o homem,deve-se transformar também o meio que ele está inserido.Com isso,é notório que o sistema educacional público no Brasil é déficit,visto que a falta de infraestrutura adequada,materiais e professores qualificados reforçam a problemática.Dessa forma,é preciso garantir escolas com infraestrutura decente para que os docentes se sintam acolhidos no ambiente escolar. Outrossim,ocupando a nona posição na economia mundial,seria racional pensar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente.Entretanto,a realidade é o oposto,haja vista que segundo dados do MEC,sete de cada dez alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática.Assim,nota-se que o modelo atual de ensino é insatisfatório    e,consequentemente,contribui com a evasão escolar.Mediante a isso,o governo deve tomar medidas que vise a melhoria no aprendizado dos discentes. Torna-se evidente,portanto,que medidas são necessárias para garantir uma educação de qualidade para todos os cidadãos.Logo,cabe ao Poder Público,por intermédio de subsídios,investir em reformas nas escolas públicas,com o fito de melhorar o aprendizado dos docentes.Ademais,o Ministério da Educação,em parceria com instituições privadas,deve proporcionar aos professores cursos  profissionalizantes,a fim de que os educadores transmitam o conhecimento adequado e eduquem estudantes para a vida.