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Enviada em: 22/03/2019

Conforme o artigo 205 da Constituição da República Federativa de 1988, diz que, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família  promover e incentivar com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. No entanto, quando se observa no Brasil, presentemente, nota-se, que essa lei não é eficaz. seja pelo acesso limitado, seja pela violência .    É incontestável, que a questão do inato e a sua aplicação esteja entre as causas do problemas. Segundo Martin Luther King, toda hora é hora de se fazer certo. De maneira similar, é possível perceber que no nosso país, o acesso limitado da educação rompe esse entendimento. Haja vista que, causa graves consequências como a maioria dos estudantes da zona rural que, por condições socieconômicas não tem acesso a educação qualificada e estruturada, tornando-se o ensino sublime em aspecto privilegiado.    Equitativamente, destaca-se a violência como mobilizadora do problema. De acordo com Paulo Freire, a escola será cada vez melhor, na medida em que cada ser se comportar como colega, como amigo, como irmão. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que existe uma cultura de violência nas instituições brasileira, sem granjear uma avença. Assim transmitindo de geração em geração, agravando o problema no Brasil.  É evidente, portanto que ainda há dificuldade para garantir uma construção de um mundo melhor. Logo, faz-se necessária a criação de projetos nas escolas públicas, a fim de investir em melhoria na infraestrutura básica e na assistência social nesse âmbito, promovendo, um ensino com as mesmas oportunidades de instituições privadas. Os professores e a família deve incentivar os alunos a respeitar e valorizar o educador, através de palestras e oficinas que aproximem docentes dos discentes. A fim de combater a hostilidade inserida na nossa sociedade.