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Enviada em: 31/05/2019

O documentário brasileiro "Nunca me sonharam" retrata as realidades das escolas públicas do Ensino Médio através de relatos dos alunos, professores e diretores, nos quais eles narram os desafios enfrentados e as suas expectativas para o futuro. Dessa maneira, percebe-se que os ambientes destinados à instrução dos estudantes não apenas de matérias da grade curricular, mas também de senso crítico e cidadania enfrentam diversos obstáculos. Sendo a infraestrutura precária e a evasão escolar alguns dos desafios que influenciam na qualidade do ensino.    Primeiramente, o acesso à educação é um direito do cidadão, porém nem todos conseguem usufruir desse benefício. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2017, cerca de 25 milhões de indivíduos entre 15 e 19 anos não frequentavam a escola ou concluíram uma graduação. Isso promove a desigualdade social, pois a falta de escolaridade aumenta as chances de desemprego. Outrossim, evidencia-se a necessidade de investir em programas de incentivo a permanência dos jovens nas escolas, ofertando auxílio financeiro, teoria e didática atrativa e a inserção da tecnologia nas práticas escolares. Tendo em vista que esses métodos promoverão a inclusão de discentes com dificuldades de aprendizagem ou que não dispõem de condições de permanência nas escolas devido à renda e promoverá um intercâmbio de conhecimentos mais próximo da realidade e futuro deles.   Em segundo lugar, outro fator que dificulta o ensino nas escolas públicas é a infraestrutura precária, que vai além da questão estrutural e abarca materiais  e equipamentos didáticos.  As escolas são locais onde os alunos participam de debates e palestras sobre temas que promovem sua curiosidade. E a interação de culturas e realidades diversas incentivam a diminuição da alienação dos discentes quanto ao mundo a sua volta. Entretanto, muitas instituições não dispõem de condições básicas, como bibliotecas, laboratórios, equipamentos de projeção e carteiras adequadas a faixa etária do educandos. Essas situações dificultam o desempenho dos professores e desmotivam os jovens. Por isso, o investimento em reformas e ampliações das escolas pode melhorar a educação.   Portanto, torna-se fundamental o investimentos em ações para minimizar os percalços das escolas. Logo, o Ministério da Educação e Cultura juntamente com as prefeituras, deve criar projetos com objetivo de combater a evasão escolar por meio auxílio financeiro e programas de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizado. Além disso, deve melhorar a infraestrutura das escolas com o emprego de equipamentos didáticos mais tecnológicos e ampliar as escolas, com a construção de bibliotecas e laboratórios de aulas práticas. Para que assim, os alunos e professores possam usufruir de uma ambiente ideal para o intercâmbio de conhecimento e transformações sociais.