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Enviada em: 16/05/2019

Ao longo da maior parte da  História Brasileira, a maior questão referente à educação foi o acesso, visto que algumas parcelas da sociedade, como aquelas formadas por mulheres ou negros, foram  deliberadamente excluídas do âmbito escolar. Felizmente, essa problemática foi intensamente combatida, e, na constituição federal de 1988, foi assegurado a todos os indivíduos o direito à educação. Apesar disso, ainda existem grandes desafios no âmbito escolar brasileiro, como a falta de infraestrutura adequada e desvalorização do papel de formação cidadã dessas instituições.  É preciso, portanto, analisar tais fatores, para que a escola seja de fato um ambiente para todos.       Em primeira instância, a infraestrutura insuficiente é uma questão  que contribui para a baixa qualidade do ensino e a baixa participação do aluno nas escolas brasileiras. Segundo o  Censo Escolar de 2017, lançado pelo MEC, o desafio de infraestrutura em instituições de ensino básico ainda é grande, sendo que bibliotecas, parques e salas de leitura ainda não é realidade para muitas instituições. Assim, uma imensa quantidade de alunos do ensino básico no país vive diariamente em um ambiente que não contribui adequadamente para sua formação, o que contribui inclusive para a evasão escolar,  como sugere estudo feito em 2014 pela Universidade Federal de Juiz de Fora sofre a influência da Infraestrutura no desempenho escolar.       Outrossim, a falta de participação ativa dos alunos na escola é outro fator que contribui para os problemas enfrentados. De acordo com os Parâmetros curriculares nacionais, os alunos devem “compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais(...)". No entanto, é comum aos estudantes brasileiros seja oferecido apenas o conhecimento técnico de cada disciplina. Por isso, práticas que estimulem o diálogo e cooperação entre os alunos são estímulos essenciais para escola passe a ser vista pelos estudantes como um local de aprendizagem confortável e seguro, onde suas opiniões são respeitadas. Assim, através do debate e do respeito, práticas de violência como o bullying podem ser combatidas       Destarte, verifica-se no Brasil  grandes problemas no que se refere à educação escolar, sendo estes originários, por exemplo, da falta de qualidade física dos espaços escolares e da insuficiência de atividades que promovam a cidadania. É necessário, portanto, que Estado Brasileiro, por meio de legislação específica, destine uma maior quantidade de recursos financeiros visando aumentar a infraestrutura das escolas, beneficiando assim milhões de estudantes. Da mesma forma, é essencial que o MEC, em parceria com os municípios de cada estado, incentive a criação de clubes de debate nas escolas, nos quais os alunos possam expressar suas opiniões, visando o melhor convívio de todos.