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Enviada em: 13/07/2019

Promulgada pela Organização das Nações Unidas,em 1948,a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem estar social.Entretanto,no Brasil,impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito na prática.Nesse sentido,convém analisarmos as principais causas,consequências e possível solução da problemática.   Com efeito,é importante ressaltar o Estado como,impulsionador desse problema.Para o sociólogo Émile Durkheim,a educação é a base da sociedade.Conquanto,a realidade é justamente o oposto e o resultado é claramente refletido nas escolas,com a baixa participação dos pais na vida escolar dos filhos e nos assuntos das instituições estudantis.   Outrossim,destaca-se o desinteresse do aluno em estudar.Segundo o portal G1,7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática.Além disso,com a crise econômica,jovens deixam os estudos e entram no mercado de trabalho com a necessidade de aumentar sua renda familiar,e altas taxas de abandono de alunos devido ao fracasso escolar ou problemas financeiros.    É evidente,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor.Destarte,o Governo através do Ministério da Educação deve criar programas de cognitivos,desde o fundamental ao médio,com intuito de, direcionar e aprimorar os jovens de acordo com suas afinidades,possibilitando o melhor desenvolvimento do indivíduo.Desse modo,a teoria constitucional estará mais próxima da aplicação efetiva.