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Enviada em: 01/08/2019

De acordo com Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Por isso, é de extrema importância que o ensino em todos os âmbitos seja de qualidade. Entretanto, não é isso que se vê no Brasil. As escolas, em especial às públicas, enfrentam problemas de violência praticada pelos alunos e, em sua maioria, deixam a desejar no nível de ensino.          Em primeiro plano, é importante mencionar que escolas necessitam de profissionais aptos a lidar com os alunos, aconselhando e punindo. Como isso não ocorre, repetidas vezes são popularizados na internet vídeos de briga entre entre alunos ou de alunos contra o professor. Alguns casos recebem mais destaque e são divulgados pela impressa, como foi o caso do professor de 62 anos que levou socos de um aluno em sala de aula e teve o evento reportado pelo portal de notícias G1.           Ademais, existe o problema no nível educacional da rede pública. Os colégios de responsabilidade do município, estado ou Governo Federal possuem qualidade inferior à das redes de ensino particular. Fato esse comprovado pela inevitabilidade da criação de cotas em universidades públicas para garantir que os alunos tenham chances reais de ingressarem no ensino superior. Assim sendo, é percebido que a educação recebida por aqueles que não tenho como pagar uma escola, possuem défices na quantidade e qualidade de conteúdo da educação básica.         Portanto, buscando minimizar os problemas da educação brasileira e garantir uma educação igual para as diferentes camadas sociais, o Ministério da Educação (MEC) deve intervir. Tendo por base o grau de dificuldade dos concursos para estudar em escolas federais, militares e faculdades, o órgão deve adaptar a atual base curricular das escolas, a fim de dar chances iguais para todos os alunos. Além disso, é preciso resolver o problema de violência nas escolas. A presença de psicólogos como intermediadores se faz fundamental, pois o diálogo é melhor caminho para resolver esse tipo de problema, e esse profissional é dotado de conhecimentos de como agir caso um aluno se mostre agressivo.