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Enviada em: 02/05/2017

Como esperar que o ensino público brasileiro seja eficaz se o ambiente escolar se mostra repulsivo aos alunos? A violenta realidade dos que dependem dessas instituições públicas não só é causada pelos próprios indivíduos envolvidos - alunos, professores, diretoria - mas também é resultado do falho sitema educacional brasileiro. Discriminação, grosserias, agreções. Essas pequenas ações acumuladas ao longo do dia a dia de alunos, juntamente a problemas pessoais como falta de apoio e pobreza, influenciam e muito na desmotivação e consequente evasão escolar. Vale destacar que professores também podem ser vetores desse tipo de violência psicológica. São tipos comuns os descomprometidos, indiferentes, os que aparentemente não se importam com a necessidade educacional, mas sim com o salário do fim do mês. Nesse cenário, contudo, é ainda mais importante notar que o próprio método educacional brasileiro está tornando o ambiente escolar cada vez mais repulsivo. A quantidade de aulas se mostra muito escassa se comparada às oferecidas nos melhores sistemas educacionais do mundo. As matérias são exigidas igualmente a todos os alunos, sem explorar e/ou valorizar as habilidades individuais de cada um. Não há presença de agentes motivadores como clubes de esporte, arte ou música. Os alunos brasileiros não são preparados para enfrentar a vida, e a maioria está ciente disso. Logo muitos não veêm o sentido de continuar estudando, e abandonam a escola. As instituições de educação públicas do Brasil, portanto, são nada menos que desestimulantes aos jovens, tanto devido á violência quanto devido ao sistema falho. A Reforma do Ensino Médio, assim, é impressindível, já que implantará o ensino integral e explorará as habilidades inmdividuais de cada aluno. Contudo, para que haja realmente melhora significativa, é necessário que o Ministério da Educação também estabeleça planos de aula a serem seguidos pelos professores, e disponibilizem slides, apostilas e similares de qualidade para que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos de forma satisfatória. Além disso deve ser aplicada a cada semestre um teste que avaliará se o aprendizado está sendo realizado, além de disponibilizar um espaço para os alunos exporem suas reivindicações e reclamações tanto sobre os professores, a carga horária, as aulas e o próprio método educacional.