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Enviada em: 20/05/2017

É indubitável que o sistema educacional brasileiro apresenta diversas falhas que influenciam de maneira negativa na aprendizagem e no acesso a educação por toda a população. As dificuldades enfrentadas pelos alunos são vividas tanto no âmbito escolar como no seu próprio ambiente familiar e grande parte delas estão associadas ao descaso do governo frente a educação do país.                             A infraestrutura precária das escolas somada à falta de materiais essenciais para o bom funcionamento dessas instituições, como produtos de limpeza e higiene, utensílios de papelaria e até mesmo comida para a preparação de merendas evidencia o quão o ensino púbico brasileiro está defasado. Sem mencionar o fato de grande parte dos professores estarem desmotivados e frustados com sua profissão, visto que convivem frequentemente com o desrespeito dos alunos e não são valorizados perante a sociedade, fator que compromete de maneira significativa a transmissão do conhecimento.         Ademais, os problemas não se restringem ao ambiente escolar. Muitos empecílios ao acesso a educação encontram-se dentro das casas dos alunos. Dificuldades financeiras e, consequentemente, a necessidade de complementar a renda familiar tornam as idas à escola um luxo para muitas crianças e jovens. Fato que justifica a presença do analfabetismo em um país com alto IDH- Índice de desenvolvimento humano- como o Brasil e a parcela de apenas 36% das pessoas que iniciam o curso básico conseguirem concluir o ensino médio.         Diante do que foi discutido, nota-se a urgência na criação de medidas que revertam o quadro apresentado. O redirecionamento de verbas da Recita Federal, priorizando a educação, seria uma iniciativa eficiente para reformar as escolas e manter a reposição periódica de seus materiais. Um reajuste salarial dos professores, a fim de valorizar essa profissão tão indispensável para a sociedade também contribuiria para o aperfeiçoamento do sistema educacional do país. Outra medida, tão importante quanto, seria a criação de projetos sociais por parcerias público- privadas que forneceriam auxílio às famílias de baixa renda ao proporcionarem outras opções de emprego, com uma remuneração melhor aos pais dessas famílias, restituindo o direito de seus filhos a uma educação de qualidade, previsto pela Constituição Federal brasileira.