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Enviada em: 09/07/2017

Necessidades educacionais do Brasil     A educação pública brasileira necessita da Reforma. É simples notar que, para os que dependem dela, a realidade é violenta e repulsiva. Destarte, para que sejam propostas soluções, deve-se observar que o cenário não é somente resultado do conjunto de indivíduos envolvidos – políticos, diretores, professores e alunos – mas também deriva dos pilares do próprio sistema.     As principais causas das frequentes greves de professores e movimentos estudantis estão relacionadas às péssimas condições as quais são submetidos diariamente. A violência, o preconceito, a precariedade das instalações e o aparente descaso dos políticos para com a educação são apenas alguns dos problemas acumulados diariamente por eles. Em face disto, é imprescindível que medidas imediatas sejam implantadas.      Contudo, é ainda mais importante notar que as maiores falhas estão no próprio método educacional brasileiro. Um estudo realizado pela Unesco em 2008 mostrou que o Brasil é um dos países que mais usam métodos mecânicos de ensino, o que restringe o desenvolvimento dos alunos. As habilidades individuais e a formação cultural e artística de cada um no modelo atual não são prioridades. A Reforma do Ensino médio, sancionada pelo presidente Michel Temer em 16/02/17, apesar de implantar o ensino integral e visar explorar mais as habilidades individuais, representa apenas o primeiro passo.      As instituições de educação públicas no Brasil, portanto, são nada menos que desestimulantes aos jovens, tanto devido à violência quanto devido ao sistema falho. A Reforma, dessa maneira, é imprescindível. Todavia, para que realmente haja melhora significativa, é necessário que o Ministério da Educação também estabeleça planos de aula a serem seguidos pelos professores, e disponibilizem slides, apostilas e similares de qualidade para que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos de forma satisfatória. Além disso, deve ser aplicado cada semestre um teste que avaliará se o aprendizado está sendo realizado, além de disponibilizar um espaço para os alunos exporem suas reinvindicações e reclamações tanto sobre os professores, a carga horária, as aulas e o próprio método educacional.