Materiais:
Enviada em: 28/10/2017

Segundo o filósofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", logo, é visível o papel fundamental do ensino na construção do indivíduo. Contudo, o setor educacional brasileiro enfrenta uma série de desafios, o que põe o país no penúltimo lugar em um ranking de educação organizado pela OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Diante disso, deve-se analisar como a qualidade do ensino e a evasão escolar influênciam na problemática em questão.   É inegável que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras é o principal desafio no âmbito educacional. Isso ocorre, porque há a valorização da quantidade em detrimento a qualidade na maioria dos sistemas pedagógicos, o aluno apenas recebe conhecimento, sem qualquer reflexão ou indagação. Consequentemente, além de apresentar dificuldade no aprendizado, o estudante torna-se um verdadeiro analfabeto funcional, o qual tem dificuldade em compreender aquilo que lê. De acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Opnião Pública e Estatística), 20,3% dos brasileiros são analfabetos funcionais   Ademais, a evasão escolar é outro problema a ser enfretado. Isso acontece, pois grande parte das escolas no Brasil não possuem a infraestrutura necessária para o aprendizado compelto, como a falta de salas, cadeiras e até professores. Por conseguinte, tais fatores prejudicam o rendimento escolar dos alunos, suscitando na repetência escolar; a dificuldade e a desmotivação contribuem para a evasão escolar, a qual já atinge 11% dos estudantes brasileiros, segundo dados do Governo Federal.   Dessa forma, medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim, é imprescindível que as escolas qualifiquem suas metodologias de ensino, através de palestras e projetos escolares que promovam o debate e a reflexão dos temas abordados em sala de aula, com intuito de incentivar a independência cognitiva dos alunos. Além disso, é importante que o Ministério da Educação melhore as condições das escolas, por meio do gerenciamento eficiente de recursos destinados ao reparo da estrutura escolar e aos professores, com objetivo de oferecer as condições básicas para o aprendizado. Assim, ter-se-ia o enfrentamento dos desafios educacionais.