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Enviada em: 23/10/2017

O cenário das escolas brasileiras representa um problema na educação,uma vez que faz parte desta realidade a insegurança e a evasão escolar. Segundo Kant, o ser humano é o que a educação faz dele e nesse sentido, a situação é ainda mais agravante. Portanto, é inadiável ações interventivas que amenizem este problema.    De maneira prioritária, seguindo a lógica Kantiniana supracitada e sabendo que a educação é uma excelente ferramenta de transformação social, as escolas brasileiras, em sua maioria, estão longe de formar bons cidadãos. Sob esse ângulo, torna-se mais evidente a necessidade de criar um bom ambiente escolar. Analogamente, como bem ilustrou Aristóteles, a educação pode ter raízes amargas, mas seus frutos são doces.    De maneira contrária ao ideal, o ambiente escolar brasileiro é de insegurança para os alunos, professores e funcionários, a falta de diálogo e assistência social quanto os contextos sociais dos estudantes intensificam este aspecto. Por conseguinte, a evasão escolar é atenuada, a cada 100 alunos que ingressam no ensino médio, apenas 36 se formam.    Destarte, intervenções são irrefutáveis para solucionar este empasse. Como bem afirmou Gilberto Freyre, o conhecimento é inútil sem um fim social, e deste modo cabe aos governadores estaduais estabelecer uma relação de diálogo, por intermédio de psicólogos e assistentes sociais, com as escolas e as comunidades que pertencem, procurando entender e revolver os problemas do contexto psicossocial envolvido. Compete ainda, a criação de bolsa-auxílio aos estudantes, objetivando diminuir a evasão escolar. Por fim, o papel de auxílio das ONG’s e das famílias é fundamental neste processo.