Materiais:
Enviada em: 25/10/2017

O cenário das escolas representa um problema na educação,uma vez que,faz parte desta realidade a insegurança e a evasão escolar.Segundo Kant,o ser humano é o que a educação faz dele e neste sentido,a situação é ainda mais agravante.Portanto,é inadiável ações interventivas que amenizem este problema.   De maneira prioritária,seguindo a lógica Kantiniana supracitada e sabendo que a educação é uma excelente ferramente de transformação social,as escolas brasileiras estão longe de formar bons cidadãos.Ainda neste aspecto,consta-se a precariedade das escolas públicas que, por consequência da falta de investimentos,possui ambiente escolar inapropriado,desde de carteiras e infraestrutura até a falta de materiais e de merenda,além da desmotivação dos professores.  De maneira contrária ao ideal,o ambiente escolar brasileiro é se insegurança para os alunos,professores e funcionários,a falta de diálogo e assistência social cria um cenário hostil,muitas vezes,resultando em casos de bullying,enfrentamento policial e problemas na socialização do aluno para com o professor.   Por conseguinte, após todo o cenário apresentado,a evasão escolar torna-se comum e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,a cada 100 alunos,apenas 36 se formam no ensino médio.Ademais,mesmo após as manifestações e também as ocupações em 2016,feita pelos próprios alunos que reivindicaram melhores condições estudantis,o problema não foi solucionado.   Destarte,medidas são irrefutáveis para solucionar este entrave.Cabe ao Ministério da Educação ser o intermediador no diálogo entre os governadores estaduais e as escolas,e neste processo é indispensável a presença de profissionais da área,bem como psicólogos e assistentes sociais para o auxilio do contexto psicossocial.Compete ainda,a implementação de medidas como bolsa-auxílio e aumento de investimento nas escolas públicas,diminuindo a evasão escolar.Por fim,o papel de auxilio das ONG's,das famílias e da comunidades é fundamental neste processo.