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Enviada em: 31/08/2017

A recém lançada série "13 Reasons Why" conta a história de uma adolescente que passou a sofrer bullying na escola e acabou tirando a própria vida. Esse tipo de humilhação ou zoação frequente pode ser muito nocivo e chegar a desencadear graves efeitos psicológicos e emocionais que podem ser levados até a fase adulta. Fatores de ordem cultural e social caracterizam a problemática.      Estatisticamente, os homossexuais e os negros são os maiores alvos de discriminação entre os alunos. Esse cenário apresenta como causa uma cultura perpetuada pela mídia, pelas músicas e pelas próprias pessoas que inferioriza o negro e despreza o homossexual. Tais comportamentos decorrem, respectivamente, do histórico racismo, como resquício do período de escravidão, bem como do forte patriarcalismo presente em diversas sociedades.      Analogamente, as crianças e jovens, os quais recebem forte influência do meio, absorvem, interiorizam esses comportamentos e essas ideologias. Com isso, eles podem passar a agredir, seja verbal ou fisicamente, colegas que apresentam tais características. Tal fator pode ser ratificado pela teoria do sociólogo Pierre Bourdieu, o qual afirma que as pessoas exteriorizam, agem conforme aquilo que aprendeu, que interiorizou. Logo, isso afeta diretamente a sociedade, visto que pode gerar aumento dos casos de suicídio, de depressão e outros distúrbios psicológicos população.       É notória, portanto, a relevância de fatores de cunho cultural e social na temática supracitada. Nesse viés, cabe à escola, em parceria com a família, o papel de desenvolver projetos contra o bullying e a discriminação e gerar maior integração entre os colegas. Tal medida pode ser efetivada por meio de trabalhos em grupos, palestras, debates em sala de aula e diálogos esclarecedores. Além disso, é fundamental que a mídia promova a conscientização acerca das consequências dessa prática e desconstrua preconceitos presentes na sociedade. Para isso, é necessário a divulgação de anúncios e propagandas nos principais veículos de comunicação.