Materiais:
Enviada em: 08/10/2017

Na temática da série "13 Reasons Why", é abordada as causas e as consequências das relações entre alunos, marcadamente por atitudes violentas. Fora do universo cinematográfico, porém, essa é uma realidade na contemporaneidade, e traz consequências nocivas não apenas para os envolvidos, mas, como também, para a sociedade que a permite, fazendo-se necessária a tomada de medidas que promova o respeito e a homeostasia social.     É indubitável que a violência é ruim em qualquer lugar, no entanto, em se tratando de jovens em idade escolar, as suas consequências são ainda piores. Pelo fato de ainda não possuírem o sistema cognitivo completamente formado, todo tipo de acontecimento expressivo, como violências e abusos, ficam marcados nas lembranças e na vida dessas pessoas como se fossem partes integrantes de seu eu. Nesse sentido, desenvolvimento de quadros depressivos e condutas agressivas tornam-se mais comuns. Ademais, o filósofo Jeam-Paul Sartre salientou que todo tipo de violência, independente de como ela se manifeste, é sempre uma derrota, e o bullying, praticado entre estudantes, não se limita apenas às agressões físicas, podendo ser inserido no dizer do pensador, mas também às afrontas verbais, originadas do desrespeito e do preconceito.     Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Embora os alunos, e principalmente os professores os professores, tenham ciência das agressões físicas e verbais entre os colegiais, muitos não procuram os seguimentos responsáveis por tais casos, conforme a coordenadoria ou o conselho tutelar, resultando na permanência da questão e na impunidade. Além disso, por medo, desconforto ou vergonha, a grande parte daqueles que sofrem constantemente com a violência em ambiente estudantil, não procuram seus responsáveis, dificultando o reconhecimento e as atitudes a serem seguidas.    Portanto, torna-se imprescindível a tomada de medidas que resolvam o paradigma. Assim, partindo do pressuposto kantiano de que o ser humano é a expressão de sua educação, o MEC deverá instituir nas escolas e universidades palestras ministradas por psicólogos e agentes sociais, que discutam as formas de combater o bullying e a importância do respeito entre as pessoas, objetivando informar as instituições, conscientizar os alunos e evitar a permanência da questão. Também, tendo como base a Constituição de 1988, a qual afirma ser dever do Estado e da família zelar pela educação dos jovens, é imperioso que a família faça parte do ambiente escolar, seja visitando regularmente ou seja participando das palestras, dessa forma, além de tomarem nota dos acontecimentos nesse ambiente, formarão vínculos mais fortes com seus predecessores.