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Enviada em: 24/10/2017

A escola é um dos ambientes que deve ajudar a formar a ética do indivíduo. Nesse sentido, a verdadeira preocupação da ação do bullying só chegou às instituições no ano de 2016, ano em que o combate à prática virou lei no país. A luta contra esse ato no Brasil é recente, porém, precisa ser valorizada tanto no âmbito escola quanto familiar.      Em primeiro lugar, cabe destacar a importância da escola na solução de atos como o bullying. Isso porque, além da simples exposição do conteúdo, é seu dever educar o aluno para a convivência no coletivo, nas relações pessoais e profissionais. Segundo Paulo Freire, é preciso buscar uma cultura de paz. Isso comprova a necessidade de as instituições trabalharem o assunto dentro e fora da sala, combatendo a violência entre os alunos. Há, porém, outro agente muito importante nessa luta: a família.   Apesar de acontecerem, em sua maioria, dentro das escolas, os casos de bullying também podem ser combatidos com a ajuda dos responsáveis. Para isso, é fundamental que o ambiente em casa seja de acolhimento e não de repulsa. Se o espaço privado não é de compreensão, os problemas na rua se agravam e, consequentemente, o isolamento do indivíduo é cada vez maior. Além disso, vale frisar que, segundo a OCDE, no Brasil quase 18% dos alunos dizem sofrer bullying. Fatos assim revelam o problema de valores que nossa sociedade enfrenta, sempre reforçando padrões únicos de existência, e intolerância às demais formas de vida.   Portanto, torna-se evidente, a necessidade de se discutir a questão e o papel da escola e dos responsáveis nessa luta. Cabe ao poder público, além de oferecer acompanhamentos psicológicos a vítima, intensificar por meio de leis as fiscalizações nas instituições de ensino, fazendo valer o que é constitucional. É fundamental que a escola, promova palestras para pais e alunos que incentivem o combate a essa prática. A mídia pode denunciar os casos por meios de campanhas, a fim de conscientizar a população. Assim, gradualmente será possível amenizar os traumas sofridos na infância.