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Enviada em: 29/09/2018

No contexto histórico da segunda guerra mundial, o ministro da comunicação de Adolf Hitler, afirmou que uma mentira, quando dita mil vezes, torna-se-ia verdade. Atualmente, as redes sociais alcançaram elevado patamar na capacidade de disseminar informações ao redor do planeta, entretanto, alguns empecilhos podem estar vinculados a esse avanço, como  a seleção de determinadas informações pode influenciar como a população construirá seu modo de agir e pensar no período eleitoral, além da propagação de notícias falsas poder denegrir a imagem de candidatos e partidos, caracteriza-se como uma atitude tanto de imoral, quanto ilegal.   Inicialmente, quando o escritor George Orwell afirma que: a massas mantém as marcas, as marcas mantém a mídia e a mídia controla as massas, ratifica o poder que a informação, disseminada em larga escala, possui na capacidade de influenciar a sociedade. Desde a decisão em publicar assuntos de apenas uma ideologia política em detrimento de outras, até o radicalismo, por meio de comentários agressivos contra quem pensa de maneira oposta a sua, podem induzir na construção do pensamento , do círculo social de cada um.   Outro fator relevante, é a capacidade na qual as Fake News possuem em prejudicar a imagem dos candidatos e desta maneira, criar novos rumos às eleições. Uma pesquisa, realizada em 2017, pela universidade de São Paulo, apontou que doze milhões de usuários nas redes sociais disseminam informações falsas sobre política, tal condição, inclina para redução da credibilidade das informações que circulam por meio desses canais de comunicação. Alem disso, podem ser extensas as consequências, desde prejudicar moralmente os envolvidos, até alterar o candidato eleito e consequentemente o rumo de desenvolvimento do país. A ação de proferir calúnias e difamar outra pessoa é um tema tão relevante que é regulado pelos artigos 138 e 139 do código penal brasileiro, com pena de reclusão e multa.   Portanto, as redes sociais possuem o importante papel em conduzir informação até a população, entretanto alguns cuidados devem ser tomados para evitar que essa ferramenta manipule ou engane a população. Sendo assim, o governo federal, em paralelo com o poder estadual e municipal devem criar campanhas destinada à população, com a finalidade de promover maior criticidade perante as notícias encontradas nas redes sociais, por meio de três passos, o primeiro é sempre investigar a fonte das matérias lidas, o segundo deve ser a desconfiança de assuntos sensacionalistas e por fim sempre pesquisar em canais idôneos, para que desta maneira todos possam ter maior possibilidade em se defrontar com conteúdos verídicos para construir seu posicionamento político de forma democrática.