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Enviada em: 29/09/2018

A importância das fontes idôneas na eleição.    O advento da internet rápida e de baixo custo associado à popularização dos dispositivos eletrônicos são duas contribuições relevantes para o aumento do uso das redes sociais como canais de comunicação, e compartilhamento. Essa assiduidade tornou plataformas como o facebook, twitter, whatsapp, entre outras, importantes ferramentas para campanhas políticas.     Assim, candidatos e seus partidos lançaram mão desse recurso para angariar votos, divulgar planos de governo e atacar oponentes. Contudo, tal estratégica também pode confundir ou iludir a população, perdida entre tanta informação.    Porém, tal dificuldade não é restrita apenas ao Brasil. Um exemplo está nas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, onde a candidata Hillary Clinton, oponente ao posterior eleito Donald Trump, teve considerável redução no seu número de votos em função de notícias falsas publicadas a seu respeito. Outro fator importante é o poder que essas redes têm de manipular pessoas, sugestionando candidatos e informações, fato ocorrido na mesma eleição, quando a Cambridge Analítica vendeu preferências dos usuários do facebook, possibilitando aos compradores propagandas direcionadas em suas páginas, induzindo opiniões e preferências.    Portanto, evidenciamos serem as redes sociais um canal duvidoso para busca de informações. É necessária a implantação, pelo governo federal, de uma campanha que estimule os eleitores a conhecer mais sobre seus candidatos e suas propostas de trabalho em fonte idôneas como sites ou jornais associados a instituições federais de ensino e cientistas políticos. Essas campanhas devem ser veiculadas em rádio, televisão e internet com frequência. Porém, deve-se contemplar também as escolas, através de discussões com os alunos sobre a importância e a responsabilidade de uma eleição para o país.