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Enviada em: 01/10/2018

Em 1989 o Brasil testemunhou uma disputa presidencial, que segundo o historiador José Murilo de Carvalho, teve seus resultados fortemente influenciados pela mídia. Nesse sentido, é explicito que os veículos de comunicação influem na construção política da população. Dessa forma, com o advento das redes sociais esse sistema se ampliou, e esta passou a ser instrumento politico, articulando a disseminação de fake news e captação de membros, decorrendo desses aspectos uma chaga a legitimidade politica, pois cria-se ou extingue-se uma imagem política em função de mentiras   Assim, é necessário compreender a atuação dessa chaga, com base em uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro em 2016 concluiu que cerca de 70% dos brasileiros tenham acesso a internet, destarte, as redes sociais conseguem bombardear de informações grande parte do público eleitoral, além disso, infelizmente ao disseminar uma fake news, raramente medidas são tomadas para responsabilizar o seu criador e os que recebem a notícia repassam, cria-se uma impunidade e a problemática é fomentada   Ademais, esse mecanismo de angariar eleitores tem sido legitimado pelos Estados, como constatou um estudo realizado pela Oxford, os governos tem ampliado cada vez mais a utilização dessas ferramentas para manipular a opinião pública. Diante disso, na perspectiva do filósofo alemão Arthur Schopenhauer, Tomamos os limites do nosso campo de visão, como os limites do mundo. Logo sem o direito do contraditório e da ampla defesa e sem fontes de confiabilidade para checagem de fake news e com a legitimação desse recurso pelo Estado, as fake news tornam-se os limites do mundo, ou a verdade   Tendo em vista os dados apresentados torna-se imprescindível a adoção de medidas para reverter o quadro. Desse modo, cabe a Policia Federal em junção ao Ministério Público criar um site que receba denuncias de fake news, apure-as e leve-os os criadores a julgamentos reduzindo assim a impunidade. Outrossim, cabe ao Ministério da Cultura com a junção de ONGs e jornalista voluntários criar campanhas publicitárias e cartilhas veiculadas a TV, internet e escolas que divulguem o site para apurar denuncias, tornem público a nocividade das fake news e estimulem a checagem de informação, em consonância a criação de um site que analisem as noticias publicadas e repassadas com conotação politica expondo as fontes para assim a população ter um local para checar as noticias. Por meio dessas medidas, cenários como os de 1989 podem ficar no passado e segundo a logica de Schopenhauer pode-se ampliar o campo de visão do mundo