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Enviada em: 16/10/2018

O uso da internet tem sido, além da conexão social, um meio para expor e unir opiniões. Na contemporaneidade, usuários de redes sociais compartilham muitas informações, porém a maioria as utiliza da mesma forma como faz com a TV. São consumidores passivos de dados visto que se contentam com aquilo que aparece em sua timeline.            O momento cultural da juventude brasileira nas décadas de 60 e 70 (geração X) era definida, de acordo com sociólogos, por ter uma maior apatia política. Contudo, tal característica foi-se perdendo para o avanço tecnológico; traço marcante nas décadas seguintes. Porém, nestas eleições principalmente, os jovens ascenderam, junto a internet, este engajamento político novamente.       No entanto, de acordo com especialistas, a internet cria uma "bolha social", onde a rede seleciona aquilo que é de seu interesse. As redes sociais não só mostram para o usuário somente aquilo que é relevante a este, como também o afasta do conteúdo contrário a sua opinião, sendo assim, o mecanismo das redes faz com que seja restringido boas propostas, seja mostrado fake news e propostas negativas de candidatos contra sua escolha.       Portando, mesmo a internet sendo uma ótima ferramenta de engajamento político, medidas devem ser tomadas. As redes sociais devem implantar um mecanismo nas publicações em que o usuário possa notificar que é uma notícia falsa mostrando na própria postagem o índice de notificações, assim como o usuário deve buscar as fontes para assim não cair em falácias disseminadas por eleitores contra outros políticos.