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Enviada em: 29/01/2019

Desde a sua criação, a TV foi o principal meio de comunicação no mundo. Através dela, eram e ainda são feitas as campanhas publicitárias mais caras. Contudo, com o advento da internet isso começou a mudar. O marketing por meio das mídias sociais tem se mostrado tão efetivo quanto a TV. Nesse sentido, vale refletir sobre a influência da internet nas discussões políticas.    2018 foi um ano conturbado em relação a política brasileira, um dos fatores talvez, tenha sido a internet. Tal ferramenta deu voz a milhões de pessoas que até então, estavam em suas casas, com suas opiniões guardadas para si. Segundo o jornal Valor Econômico, o número de contas de Whatsapp e Facebook chegou a 120 milhões em 2018. No entanto, todo esse engajamento atrai interesses diversos, inclusive políticos.   Consoante a isso, em meados de agosto do mesmo ano, foi descoberto um esquema de pagamento de pessoas influentes na internet para propagar notícias falsas a favor de um partido e seus candidatos, o caso ficou conhecido como "Mensalinho do Twitter". Diante do exposto, é incabível que um meio de informação tão importante seja utilizado de maneira tão vil.    Em síntese, medias são necessárias para resguardar a opinião pública na internet. O governo deve punir exemplarmente os responsáveis por propagar informações falsas nos meios sociais, bem como, fiscalizar os fins para quais são utilizados os dados de cada internauta. Espera-se com isso, que casos como o ocorrido em agosto não se repitam.