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Enviada em: 23/10/2018

O início do sistema representativo, através do voto direto, teve início no século 5 a.C. na cidade-estado de Atenas. No Brasil, ocorreu durante a chamada República Velha. E, desse tempo para os dias de hoje, a forma de divulgação de candidatos mudou muito. Se antes era usada a escrita, através de periódicos, partiu-se para o rádio e a televisão, vindo a atualmente as redes sociais dominar essa área.              Primeiramente, deve-se salientar que o uso de aplicativos de rede sociais potencializam o alcance de pessoas a distâncias nunca imaginadas anteriormente, tornando-se um meio democrático de partilha de informações. Quando usados com responsabilidade, instigam os eleitores a pensarem criticamente acerca da situação em que vivem e sobre o que desejam politicamente para o futuro.                Embora se veja muitas vantagens no uso de redes sociais durante o período eleitoral, há também os pontos negativos, tais como a manipulação tendenciosa de notícias, divulgação de "fake news" e uso de dinheiro escuso para impulsionar publicações inverídicas. Assim, o pleito se torna uma disputa de quem pode pagar mais para assim influenciar mais pessoas com quem não tem a mesma condição.                Torna-se necessário, assim, que medidas sejam tomadas para que o pleito seja realizado com a maior transparência e honestidade possíveis. A investigação, com posterior punição de divulgadores de "fake news" em redes sociais, realizada pela Polícia Federal. Além de campanhas realizadas pelo Ministério da Educação em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, enfatizado o uso consciente dos meios de comunicação em geral para fins eleitorais.