Materiais:
Enviada em: 29/10/2018

Antigamente em época de eleições o maior meio de divulgação das noticias era os rádios e os jornais. Atualmente com o avanço da tecnologia e o acesso a internet aumentando, as noticias estão se espalhando com maior velocidade e atingindo mais pessoas. Porém o papel dessas redes sociais estão sendo decisivas nas campanhas eleitorais de 2018. Na campanha eleitoral os partidos usam e abusam da publicidade, por esse motivo as redes sociais se tornaram as favoritas dos mesmos, devido o grande publico que se atinge em pouco tempo. Além disso a população tem fácil acesso e passam muito tempo conectadas. Por isso, muitas organizações politicas estão usando as redes sociais para manipular a opinião pública por meio das fake news (noticias falsas) que são publicadas com a intenção de prejudicar a imagem do opositor partidário. Logo pessoas começam a compartilhar sem saber se a noticia é de uma fonte confiável.   Essa é umas das maiores diferenças das eleições de 2018 em comparação com as outras, mesmo que as noticias demorassem para chegar grande parte era de fonte confiável e verdadeira. Pois poucas pessoas tinham acesso á esse 'poder'. Assim pode-se concluir que as fake news juntamente com as redes sociais fazem com que, candidatos ganhem ou percam votos e eleitores se baseiem em noticias manipuladas. Para ajudar a diminuir o compartilhamento das fake news, as redes socias como: facebook, whatsapp etc... podem verificar a origem das informações compartilhadas, dificultar a postagem de noticias relacionadas ao assunto sem apresentar uma fonte segura com provas e promover campanhas que mostrem ao usuário o quão perigoso é compartilhar essas noticias. Além disso os partidos políticos devem inspecionar as noticias e também não manipular informações contra o opositor.