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Enviada em: 05/11/2018

Divulgação ilegal e os problemas para a política       O processo eleitoral de 2018 foi bem conturbado, por conta da lei de divulgação partidária e os problemas que se geraram como forma alternativa de divulgação, intencionando atingir um público maior, com as redes sociais, já que os brasileiros fazem muito uso das mesmas. Qual o problema desse meio de divulgação e como isso afeta a nossa sociedade?       É permitido por lei a atuação de políticos por meio de suas redes sociais e páginas oficiais dos seus respectivos partidos, porém, é vetado o uso dessas para influenciar o eleitorado ou usar terceiros para o mesmo, de acordo com a lei n° 13.488, de 2017, a qual penaliza, tanto os políticos envolvidos quanto os seus marqueteiros, com uma multa elevada. Tal medida foi aprovada justamente porque muitos candidatos apelaram à internet, com campanhas ultra-apelativas e até mesmo spam, a fim de alienar uma população específica, que prima às fontes de informação a fontes de conhecimento, o que desarmaria essas propostas de divulgação.       Solução dada, não tivemos esse problema no âmbito social para a política, o qual interferiria na escolha do candidato de uma boa parcela da população, uma vez que o país já se encontra polarizado politicamente. Outro aspecto observado durante o processo eleitoral foi a divulgação de "fake news", como o caso de difamação (forma esdrúxula de apelação ante a iminente derrota) do mais novo governador do RS, Eduardo Leite, por meio da oposição, liderada pelo ex-governador José Ivo Sartori, ou as inverdades usadas por Bolsonaro com relação ao "kit-gay" para ferir a campanha de Fernando Haddad, uma sequência de ataques, ao invés de exporem suas propostas de forma centrada, de ambas as partes. O impacto negativo do uso indevido das redes sociais para a divulgação política, foi contido com a lei mais rígida este ano, priorizando os aspectos positivos da liberdade de expressão da população como queiram, fomentando debates saudáveis para o coletivo e levando à frente o ato democrático de voto e divulgação, com ideias, sejam corretas ou não.