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Enviada em: 01/11/2018

As redes sociais são sites e aplicativos criados de maneira a permitir que as pessoas compartilhem conteúdos rapidamente e em tempo real para o mundo todo. Elas deram aos cidadãos comuns a capacidade de compartilhar fotos, eventos, opiniões e ideias instantaneamente, o que transformou a maneira como vivemos e, também, como enxergamos as coisas a nível global. A combinação de internet e smartphone transformou a política para o público brasileiro, já que puderam ficar de olho em cada movimento e pequenos detalhes expostos sobre os candidatos disponíveis ao voto nas eleições de 2018.      Hoje em dia, todo partido político tem sua própria célula de mídia. Esta ferramenta é usada por vários partidos políticos através através das quais eles podem enviar mensagens para seus eleitores ou iniciar uma campanha contra os seus oponentes. Também pode ser usado para criar propaganda ou responder contra ela. É fato inegável que as redes sociais influenciaram o comportamento de decisão do eleitor pelo conteúdo sobre os candidatos por elas compartilhados.      Por outro lado, é preciso estar atento e tomar cuidado com as notícias falsa, as "fake news", que se espalharam na mesma velocidade que as notícias legítimas, onde os eleitores se viram bombardeados de informações sendo incapazes, muitas vezes, de diferenciar entre verdadeiras ou falsas. Com certeza, a confusão que resultou foi tão significativa que comprometeu a capacidade dos eleitores de tomar uma decisão certa e correta.     Aqui no Brasil, nestes casos foi importante o posicionamento do Supremo Tribunal Eleitoral em criar um conjunto de medidas para identificar e combater as notícias falsas.         O que não se pode negar e´o fato de que as rede sociais cumpriram o seu papel dentro da democracia, informando e estimulando a população a pensar criticamente sobre o que lhes é apresentado e, assim, escolherem seus candidatos nas Eleições de 2018.