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Enviada em: 25/11/2018

Com o advento da internet e das redes sociais, tornou-se muito mais fácil a integração de pessoas por todo o Brasil. Se tratando de política, as redes sociais ajudam a espalhar informações e propostas de diversos políticos, bem como possibilita o debate de opiniões e ideais dos internautas. Porém, elas também ajudam a divulgar informações que, usadas de forma errada, acabam prejudicando os candidatos e a população em geral.    Pode-se perceber o aspecto desleal que a proximidade entre políticos e o eleitorado podem causar, uma vez que a internet possibilita uma relação estreita entre candidatos e o público. De acordo com uma pesquisa realizada pela universidade de Oxford, em 48 países as eleições tiveram influências de partidos políticos que, manipulando as notícias partidárias a seu favor, buscavam a persuasão dos seus eleitores. A pesquisa citada nos autos demonstra, ainda, que nos países da América Latina esse fato é mais recorrente, o que indica uma ausência de preparo dos provedores de internet para filtrar as informações veiculadas na grande rede.    No entanto, graças a internet, cidadãos de todo o país podem expressar opiniões capazes de alcançar milhares de pessoas nas redes sociais, caracterizando um meio bastante eficiente de informação e influenciação politica, porém nem todas as informações difundidas são confiáveis. As chamadas fake news são usadas para difamação política e manipulação de cidadãos desinformados, por meio de notícias capazes de gerar pânico na sociedade, criando um cenário político instável e imprevisível, causando assim ainda mais transtornos e ansiedades por meio da população.   Portanto, o Ministério da Educação deve implantar no calendário público federal o ensino de filosofia política para os alunos, com o objetivo de desenvolver no eleitorado uma reflexão mais aprofundada dos elementos constitutivos da política de cada Estado. Com isso, impediria-se a total subversão das pessoas para com o bombardeamento informativo nas redes sociais. A mídia, os meios de comunicação e os usuários de redes sociais devem trabalhar em conjunto para conter as fake news tentando ensinar alguma forma de perceber se uma notícia é ou não verdadeira, visando atingir o máximo de pessoas e convencer os eleitores a se atentarem bastante nesse momento de incertezas.