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Enviada em: 26/11/2018

As mídias sociais, se transformaram nos últimos anos, um poderoso fator influenciador de opinião. Exemplo disso, foram as eleições de 2018 onde os responsáveis pelas campanhas políticas usaram desse meio como uma ferramenta estratégica para atrair a atenção dos eleitores afim de conquistar seu voto. Mesmo que 34% da população ainda não tenha acesso à internet no país, a vitória do presidenciável Jair Bolssonaro, que esteve incapacitado de participar de debates e entrevistas na televisão e por isso fez o uso das mídias sociais representou muito bem essa mudança no perfil da sociedade brasileira.        Perfil esse que agradou ao apontar para um futuro mais transparente na política, onde todos têm acesso às informações em tempo real , onde se pode compartilhar pontos de vista , dar retorno imediato e conferir fatos do passado. A possibilidade de se avaliar as propostas dos candidatos e interagir com suas páginas na internet, cria para a população a oportunidade de se fazer presente naquele contexto político e isso colabora para o ganho de popularidade.        Em contrapartida, a relação entre as mídias sociais e a política, traz consigo um grande desafio no que se trata das "fake news" e da velocidade com que esses conteúdos falsos se espalham. Outro grande problema são os perfis falsos e postagens que vem favorecendo campanhas de desinformação e disseminação de enganos.         Portanto, nesse cenário controverso, é muito importante o papel das fontes institucionais reguladoras que assegurem à população segurança nas informações, a fim de que sejam exigida ética das plataformas e dos usuários das mídias.