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Enviada em: 26/11/2018

O uso da internet e das redes sociais na divulgação de candidatos e partidos políticos tem sido amplamente usado, tanto de maneira negativa, com a divulgação de notícias falsas, quanto de maneira positiva, com a divulgação de planos de governo e com a disponibilidade de pesquisa que é oferecida aos usuários.       Assim como aconteceu nas últimas eleições dos Estados Unidos e da Inglaterra, as redes sociais tiveram um grande impacto nas eleições de 2018 no Brasil; em 2018 a legislação eleitoral contém alteração inédita: autoriza expressamente o patrocínio de postagens em canais oficiais de candidatos e de partidos tanto nas mídias sociais, quanto em mecanismos de busca. Isso quer dizer que as coligações eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem pagar para atingir mais pessoas. Essa foi uma alteração muito importante que deu um papel muito maior para as redes sociais nessas eleições.       Além disso, segundo o IPO - Instituto Pesquisas de Opinião, desde  2014 o número de usuários das redes sociais dobraram, isto contribuiu para o aumento expressivo do compartilhamente das notícias falsas. Desta forma, muitos eleitores acabaram se baseando em notícias alteradas ou falsas para as escolha dos candidatos. Muito disso vem de uma cultura do não diálogo, onde os cidadões não são incentivados à pesquisa e ao debate seguro.         As mídias sociais foram amplamente usadas para discussões políticas de eleitores com a mesma opinião ou opinião contrária. Isto pode ser considerado, baseado em anos anteriores, um avanço muito grande no diálogo político. Porém muitas das pessoas se baseram em notícias falsas e contribuiram amplamente para a desinformação em massa, com compartilhamento sem a verificação dos fatos. As redes sociais contribuiram para a desinformação eleitoral, segundo uma pesquisa realizada pela Gazeta do Povo, onde foram analisadas 76 notícias, 59 delas eram totalmente ou parcialmente falsas, isso corresponde as 77,63% das notícias.       Dessa maneira podemos concluir que as redes sociais tiveram um impacto bastante negativo se tratando das discussões e divulgações políticas, tanto no Brasil como no mundo. O governo deveria investir mais em campanhas em favor da pesquisa apurada dos fatos e proibir sites que divulgam notícias falsas ou alteradas, com algumas modificações da punição e supervisão desses sites. As mídias sociais poderiam ser muito melhor uitlizadas em debates e compartilhamento de informação segura, por ser um meio comum à maioria da população.