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Enviada em: 25/11/2018

Ainda que meios de comunicação tradicionais e o tempo da propaganda política sejam fatores poderosos na hora de definir o voto brasileiro, as mídias sociais têm sido uma crescente fonte de informação para o eleitor, e muito do que gera atenção no meio virtual acaba virando notícia nos meios de comunicação tradicional. Dessa forma, as campanhas têm usado as mídias sociais como importante ferramenta estratégica para chamar a atenção dos eleitores.       Os grupos grupos organizados por atores políticos atuam disseminando fake news, criando perfis falsos para aumentar artificialmente a importância de determinados assuntos e candidatos e usando análise de dados para fazer propaganda a públicos específicos. No Brasil, o sucesso do candidato Jair Bolsonaro é, em parte, explicado pelo seu alcance nas mídias sociais e o apoio de grupos que o capitalizam.       As mídias sociais terão sua influência até hoje nas campanhas, mas, ainda assim, não serão decisivas. Portanto, o governo federal pode fortalecer as instituições de regulamentação dos provedores de internet, com a finalidade de pressioná-los a desenvolverem melhores algoritmos de filtro contra notícias políticas falsas. Fazendo isso, estaremos a caminho de alcançar uma política saudável e ideal.