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Enviada em: 18/12/2018

Redes político-sociais        Nos dias atuais, as redes sociais são um dos principais veículos midiáticos no quesito influência política, tanto que recentemente, em 2016, Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos com forte apoio estratégico de propagandas na rede social Facebook. Essa influência digital está cada vez mais presente e forte com o passar do tempo, devido aos algoritmos de filtragem e a democratização da internet.       É de grande importância destacar que os algoritmos de filtragem (estratégias utilizadas por grandes empresas para filtrar as informações que o usuário verá) tem papel fundamental no processo de politização individual. Conforme uma pessoa acessa assuntos de determinado aspecto político, coisas relacionadas a esse mesmo assunto aparecerão com mais frequência em websites e redes sociais para ela. Com isso, a informação está sendo melhor direcionada e difundida pelas redes sociais, permitindo, assim, uma maior participação popular na política.       Ademais, com o avanço da tecnologia, a esfera digital tornou-se menos restrita, portanto cada vez mais pessoas têm acesso às redes sociais e, por conseguinte, à participação política. Uma vez que a internet era um prazer restrito àqueles com condições financeiras superiores à maioria da população, pode-se dizer que a rede digital está em processo de democratização, o que é indispensável para a maior difusão de ideias.       Com isso, fica claro, portanto, que as redes sociais têm uma função primordial nas discussões políticas em momentos de eleição. Os governos devem incentivar empresas a desenvolverem mais tecnologias para a maior difusão do conhecimento político, através de subsídios para pequenas "startups" - empresas em fase inicial que possuem potencial de crescimento com um modelo de negócio repetível e escalável - e democratizar a internet, abaixando os impostos sobre os serviços de rede.