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Enviada em: 05/05/2019

A constituição brasileira de 1988 é conhecida como constituição cidadã, por dar enfoque aos direitos e deveres de cada indivíduo da sociedade civil, necessários para o pleno exercício da democracia. Por isso, a participação da população em questões de âmbito social é fundamental para a construção de uma vida mais justa e igualitária para todos. Entretanto, verifica-se no país uma ausência de atuação de grande parte da população em tais questões. Essa situação ocorre devido à ignorância das pessoas em relação à sua influência na organização social e à falta de formação cidadã do ensino básico.       Nessa perspectiva, a sociedade civil brasileira possui a percepção de que problemas de ordem coletiva são de responsabilidade exclusiva do Estado. Tal atitude impede que a participação do cidadão brasileiro em questões políticas importantes, como a discussão sobre a legalização do porte de armas, tenha ampla expressividade. Da mesma forma, essa atitude desestimula o trabalho voluntário e a participação em ONG’s, entidades civis que atuam em um amplo espectro de questões sociais, como as da situação de moradores de rua. Dessa forma, o desconhecimento das pessoas em relação a sua importância social leva a um prejuízo em toda a sociedade.       Além disso, a educação ofertada pelo ensino brasileiro não contempla a formação de uma pessoa ciente de seu papel como cidadão. Nas escolas do país, as crianças e jovens recebem conhecimento técnico de diversas áreas do conhecimento, no entanto não existem aulas que deem enfoque ao convívio social, à participação popular ou à resolução de problemas da sociedade.  Dessa maneira, os indivíduos que compõem a sociedade brasileira possuem uma carência em sua formação como cidadão, de maneira que apresentam dificuldades para exercerem esse papel.       Portanto, a pouca expressividade da participação social no Brasil é devido à visão errônea das pessoas de seu papel como cidadãs e de sua influência na sociedade, o que é em parte causado pela formação incompleta do ensino no país. É dever do estado realizar a veiculação de mensagens institucionais, por meio de redes sociais, sobre a importância da participação popular. Além disso, é papel do Ministério da Educação criar uma disciplina específica sobre cidadania e participação social no ensino básico, ministradas por professores de sociologia, em que sejam feita uma simulação de uma sociedade em sala de aula e seja discutido a importância de cada um na resolução de problemas. A partir dessas medidas, ocorrerá o fomento à maior participação dos indivíduos na sociedade.