ENEM 2005 - O trabalho infantil na realidade brasileira

Envie sua redação para correção
    Ao tecer os versos "sou do país do futuro, futuro esse que insiste em não vir por aqui", o compositor, toquinho expôs poeticamente o sentimento de desalento em relação ao Brasil hodierno. Efetivamente, ao orientar-se para a tenacidade do trabalho infantil presente na sociedade, que pertinácia ora pela condição socioeconômica, ora pela negligência governamental, verifica-se a validade dos versos do tipógrafo. 
      Convém ressaltar, a princípio, que as condições socioeconômicas colaboram com o estado de vulnerabilidade ao trabalho na infância. Nesse sentido, crianças e adolescentes ficam expostos as condições insalubres de trabalho como: horários excessivos e exercícios de funções diversas, sem o mínimo de dever respeitado, com o fito de contribuir para renda familiar. Consequentemente, seus direitos a infância e adolescência são violados, interferindo-os de usufruir de forma plena suas atribuições.
      Outrossim, a Constituição Cidadã de 1988 garante o direito a infância e adolescência, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro "Ética a Nicômaco", a política serve para assegurar a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à medida que a oferta não apenas da educação, como também da proteção contra a exploração infantil não estão presentes em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem no papel.
       É evidente, Portanto, que a insistência do trabalho infantil é um obstáculo que atinge milhares de brasileiros. Destarte, para combater essa triste realidade, urge que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Cultura, implemente, por meio das escolas e centros comunitários, programas de assistência financeira em conjunto com o incentivo à prática de esportes e cursos profissionalizantes. Além disso o Estado deve garantir o cumprimento dos objetivos fundamentais presentes no texto constitucional. Apenas sob tal perspectiva, através da discussão do atual problema, poder-se-á alcançar o distante Brasil cantado por Toquinho.