ENEM 2005 - O trabalho infantil na realidade brasileira

Envie sua redação para correção
    Na série britânica "Black Mirror", é retratada uma fábrica que utiliza de mão de obra infantil para produção de seus produtos, no enrendo as crianças não adaptadas são decapitadas como forma de simbolizar o poder dos líderes. Analogamente, fora da ficção, tem-se o trabalho infantil como reflexo de um país não desenvolvido, consequência da baixa fiscalização e da imprudência paternal. Logo, medidas sociais e governamentais são necessárias para mitigação do impasse.
          Em primeira análise, pontua- se sobre a ausência de fiscalização de casos infantis, uma vez que o governo não dispõe de meios, como agentes especializados, para monitoramento e descoberta de casos dessa tipificação. Segundo o PETI( Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil),até março de 2018 foram contabilizados 4,8 milhões de casos envolvendo o trabalho ilegal de jovens e crianças. Desse modo, é nítido o descaso dos órgãos públicos com esses indivíduos, já que não fomentam materiais para realização do tratamento das crianças antes, na questão da mobilização da polícia , durante, na agilidade da ação, e na retirada desses adolescentes forçados e depois, em fornecer o cuidado necessário como psicólogos para tratar de possíveis traumas vivenciados no trabalho submetido.
    
          Outrossim, tem-se a irresponsabilidade parental como um dos colaboradores para extensão da problemática, já que esses por considerarem algo do cotidiano dos indivíduos, submetem esses a tarefas longas e condições inegáveis, como castigos intermináveis e pressão psicológica. Segundo o Estatuto da criança e do Adolescente, o trabalho infantil é mais presente no ambiente familiar do que no mercado laboral em território nacional. Dessa forma é nítida a necessidade de vistoriar o elo familiar, para que se consiga construir um ambiente saudável entre filhos e responsáveis e , por conseguinte, conseguir reduzir o número de casos de trabalho forçado com os infantis. Ademais, os indivíduos submetidos a essas atividades tendem a desencadear problemas psicológicos , como depressão, anorexia, bipolaridade e crises de ansiedade, devido à ameaça e pressão parental em retirar algo de seu interesse.
    
          Portanto, para conseguir reduzir o número de casos envolvendo trabalho infantil, é necessário que o Governo Federal intensifique os programas de fiscalização de trabalho ilegal, com a promoção de uma quantidade maior de agentes e veículos para as atividades, o financiamento dessas será realizado por meio de parcerias com instituições privadas, como  bancos e multinacionais, além disso, fornecer também psicólogos para as vítimas, com intuito de conseguir diminuir o trabalho infantil no Brasil, Somente assim a realidade brasileira distanciar-se-á da ficção retratada em "Black Mirror"