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Enviada em: 15/06/2018

A leitura é indubitavelmente crucial para o desenvolvimento e conhecimento de um indivíduo, mas, mesmo diante desse benefício somente 56% da população brasileira leem e 30% nem se quer comprou um livro, o que de fato é um problema que necessita ser melhorado. Segundo Epiteto ’’ só a educação liberta’’, certamente sua tese é correta, pois é a partir da leitura que se tem uma base para um desenvolvimento intelectual de qualidade, aprimorando assim os conhecimentos e aperfeiçoando o vocabulário, logo impossibilitando cada vez mais uma alienação educacional e moral de um indivíduo. Todavia, como já supracitado que 56% dos brasileiros leem, na atual conjuntura do país ainda é insuficiente, uma vez que para se ter uma formação de qualidade a leitura é primordial, o que não acontece quando o indivíduo não possui um incentivos para a prática dentro das instituições educacionais e até mesmo dentro de seus lares, o que evidentemente resulta em um despreparo intelectual.  Destarte, é função da escola ou de quaisquer outros institutos educacionais dar prioridade ao hábito da leitura desde o princípio da escolaridade, assim como promoverem palestras incentivadoras. Além disso, é papel do estado desenvolver programas de leitura e mais bibliotecas municipais em locais desprovidos desse eficiente meio de aprendizagem.