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Enviada em: 28/04/2019

Segundo o matemático inglês Thomas Hobbes "Conhecimento é poder".  Analisando o pensamento e relacionando-o à realidade da educação no Brasil, percebe-se a necessidade de um olhar mais atento para o aprimoramento do engajamento da leitura. considerando sua importância para a promoção de uma sociedade mais crítica e reflexiva. Nota-se que a leitura é uma forte ferramenta de transformação. Não apenas social, como também intelectual aos indivíduos que a utiliza. Mas seu valor não tem sido reconhecido na contemporaneidade.  É sabido, em primeiro lugar que a leitura abre caminhos. E no tempo vigente, vem sendo escanteada. Pode-se dizer que a ausência da leitura está relacionada ao "ódio" que se tem pelos livros, ou por se considerado uma prática "antiquada". Para retratar, existe o PISA- (Programa internacional de avaliação do estudante) - exame feito por diversos países, com a finalidade de avaliar a aprendizagem e leitura entre seus estudantes. No ano de 2012, entre 60 países participantes, o Brasil ficou na quinquagésima posição Evidenciando assim, essa problemática catastrófica.   Sem a prática da leitura, o cidadão cada vez mais irá desenvolver o analfabetismo funcional, mas essa triste realidade só tem se intensificado com a chegada da era digital. Prejudicando assim, a capacidade mental e intelectual de adultos e adolescentes. Todas essas mudanças vem mostrando resultados terríveis. Trazendo equipamentos tecnológicos como TV e Smartphone, que estão tomando o lugar por direito dos livros cada vez mais. Criando assim, uma geração de seres com déficits mentais por não praticarem a leitura.   Faz-se preciso, portanto, a valorização da leitura, isto é, promover o senso crítico e um " leque " de conhecimentos para os que a usufrui. Para isso, o governo deve investir no incentivo à leitura, junto ao ministério da Educação. Com mais encorajamento nas escolas, promovendo feiras literárias e premiando vencedores. além disso, comerciais na TV aberta, estimulando seus espectadores recorrerem à leitura. Com finalidade de restaurar o interesse da leitura na sociedade.