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Enviada em: 25/08/2019

No curta-metragem "Meu amigo Nietzsche" é apresentado um cenário, no qual o menino Lucas, após encontrar um livro do filósofo Friedrich Nietzsche, consegue, por meio da leitura desse,  não apenas analisar sociedade com mais criticidade, mas também otimizar seu desempenho na escola. Embora engendrada sob um viés fictício, é inegável que a obra cinematográfica apresenta certa similaridade com a real conjuntura, uma vez que a leitura detém, de fato, um caráter transformador, altamente capaz de estimular o pensamento crítico e promover a reflexão sobre a existência humana, imprescindíveis para o desenvolvimento de uma nação.    Em primeiro lugar, é importante compreender a relevância da leitura na construção de uma população intelectual e liberta da "menoridade intelectual", termo criado por Immanuel Kant para caracterizar a incapacidade de desenvolver pensamento crítico e a falta de autonomia sobre o próprio intelecto. Nesse lógica, o filósofo afirma que a principal escapatória dessa condição limitante é o esclarecimento,o qual é facilmente alcançado mediante o contato com a leitura, cujo poder de transformação induz os indivíduos ao senso crítico e à formação de opiniões próprias acerca dos diversos assuntos inerentes à sociedade.     Outrossim, é imperioso salientar que o ato de ler fornece a possibilidade de expandir os limites do próprio campo de de visão e de compreender as demais realidades sociais, nas quais centenas de cidadãos estão inseridos. Nesse sentido, é fato que a leitura de livros históricos e de cunho social coopera para que a sociedade supere o sintoma da "cegueira moral", conforme afirmou o escritor José de Saramago, e não permaneça indiferente aos problemas sociais que integram o cenário brasileiro.  . Assim, o corpo social, tomando conhecimento dessas conjunturas e das forças que estruturam a coletividade, se posicionará na defesa do bem-estar comum e da democracia.     Diante dos argumentos supracitados, desprende-se que a leitura detém um alto potencial transformador e deve ser garantida de modo isonômico no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), incentivar contato com a leitura, por meio do investimento nas instituições escolares, para que possam promover projetos sociais que envolvam, de forma didática, o uso de livros literários e históricos, a fim de conscientizar o corpo discente sobre a importância da leitura na formação de uma sociedade justa e incentivá-los á fazer da leitura um hábito. Além disso, é de suma importância que o Poder executivo, em parceria com o  MEC, garanta o acesso leitura a todos os cidadãos brasileiros, por meio da construção e manutenção de bibliotecas públicas, objetivando  universalizar o contato com essa prática que pode transformar a vida de milhares de pessoas, assim como mudou a do personagem Lucas.