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Enviada em: 03/03/2018

Letrado,bem como,cidadão.   É irrefutável o fato de que a leitura e a escrita representam uma via única para a construção do indivíduo social como cidadão.Esses dois coeficientes também denotam o elemento articulador de diferentes linguagens,o instrumento de integração entre as múltiplas áreas do saber e o meio de demonstração do sentir e do pensar. Não obstante,o domínio desses determinantes representa também uma forma de distinção social,um elemento de dominação dos letrados perante os iletrados.   O homem caracterizado como iletrado não possui nenhuma instrução de escrita, sendo ele analfabeto, ou,mesmo sendo alfabetizado, não compreende nem domina o código. O principal contraste entre o sujeito letrado e o iletrado é que o primeiro, além de interagir socialmente, fazendo uso fluente da língua, entende a sociedade e têm ciência do seu papel transformador sob a mesma; dotes os quais o iletrado não possui.   A escola,em união com o contexto social no qual o discente se insere, possui função crucial para o letramento do ser humano e a consequente diminuição das desigualdades geradas pelo poder desse fator. O alfabetizador enfrenta reveses, pois alunos possuidores de estímulos para o aprendizado em seus lares, acabam ficando à frente dos desprovidos de incentivos.    A principal medida a ser tomada para que a leitura e a escrita cumpram para com seu papel social, é desde o início da formação educacional do individuo, seus devidos responsáveis o estimulem a conhecer e dominar esses parâmetros, para que desta maneira tenha-se  acesso a difusão de ideias e informações e ao exercimento da cidadania, gozando e direitos que permitam-lhe participar, como membro de um Estado, da vida política.