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Enviada em: 24/06/2019

Alquimia social      Objetos sociológicos, inúmeros foram os padrões criados em âmbitos estético e comportamental. Tais modelos, formatados por construção socioeconômica, potencializam na lei de Lavoisier sua ruína, visto que na natureza tudo se transforma. Logo, apesar da inferência dos padrões como causa intolerante aos indivíduos distoantes, também deduz-se nesses a passividade para transformação social do respeito às diferenças.     É indubitável, em primeiro momento, a influência midiática na padronagem humana como consequência da arquitetura estética inerente ao lucro. Dessa forma, canais veiculadores, na criação da própria demanda, estimulam a democratização do monopólio comercial de marcas, eliminando espaço às alternativas e a suas consequentes representatividades. Nesse contexto, dados da empresa Dove, de 2016, evidenciam aspiração por mídia diversificada, uma vez que 82% da brasileiras sentem-se excluídas da atual. Há que se notar, assim, a ganância por poder aquisitivo como causa primária desse estímulo e determinante das regras sociais.         Não obstante, há efeito na desconstrução de opressões com a mobilização popular. Ainda assim, exemplos de campanhas como "Me Too", dos EUA, cujo objetivo está na quebra do silêncio feminino, evidenciam inexpressivo engajamento brasileiro. Desse modo, ainda que 50% de sua população seja feminina - de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, em mapa da empresa Google o território possui baixos índices de menção virtual à campanha mencionada em relação ao território de origem. Há de se notar, a partir do exemplo norte-americano, a necessidade de maior aderimento às causas sociais no Brasil.         É imprescindível, portanto, a reconstrução lavoisierana do sistema intolerante para melhor convívio com o diferente. Assim, o Senado deve regular as propagandas midiáticas, a partir da aprovação de projetos de lei específicas ao assunto. A população deve exercer pressão ao Legislativo e, instigada por ONGs, deve aderir às campanhas virtuais de instrução popular sobre os direitos do cidadão. Desse modo, essa deve realizar abaixo assinados, visando aprovação de novas medidas reguladoras do comércio e representatividade midiáticos. Com isso e uma vez inerente ao homem a criação de padrões - vide a história humana -, pode-se transformar esses em modelos mais abrangentes como resultado dessa alquimia social.