Materiais:
Enviada em: 27/08/2019

Em 1860, ocorria na Inglaterra, a segunda Revolução Industrial, esta trouxe consigo o modelo fordista, na qual o operário ficava em frente a uma esteira, onde realizava um único trabalho por horas de certa forma alienado. Hoje, com outras revoluções industriais que existiram , o homem se vê alienado em outro aparelho: o celular. Esse aparelho, por sua vez, trouxe diversas ferramentas como falar com pessoas do outro lado do mundo através de um objeto. Por outro lado, também consequências, como o afrouxamento dos laços pessoais que existiam entre as pessoas.   Por um lado, a massificação das mídias sociais tem auxiliado intensamente na busca por mudanças nas sociedades. De fato, até o meados do século XX, as informações costumavam ficar contidas nas grandes cidades, sendo um empecilho na tentativa de progresso para todos. Entretando, com a facilitação de comunicação hodierna, manifestações e lutas em prol do progresso social estão alcançando proporções continentais, assim como a "Primavera Árabe" que, com auxílio de redes sociais como o "Facebook", engajando toda a população, conseguiu derrubar governos ditatoriais antigos.   Contudo , as pessoas têm se transformado em reféns da vida online. Segundo o escritor francês Guy Debord, a sociedade contemporânea tem se "espetacularizado", na qual cada passo é calculado com o objetivo de buscar aprovação e cativar o povo. Essa espetacularização mostra-se cada vez mais constante com a interação massificada em mídias como "Instagram", onde cada postagem é maquiada e aperfeiçoada, com o intuido de agradavar à uma maior quantidade de pessoas, corroborando com o pensamento de Debord sobre a "Sociedade do Espetáculo".   Sendo assim, fazem-se necessárias medidas para que a circulação das redes, bem como as comunicações, sejam feitas de forma mais efetivas e com qualidade. Posto isso, urge ao Governo Federal realizar campanhas publicitárias, com o auxílio de mídias digitais, que demonstrem tanto as qualidades quanto os problemas que existem no meio social, uma vez que grande parte do envolvimento empresarial e pessoal ocorre por meio online. Essas campanhas serão realizadas por profissionais da área, buscando abranger o engajamento de todos, a fim de saciar o desejo de comunicação de forma segura.