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Enviada em: 09/05/2018

Ao atuar como uma das três leis newtonianas, a lei da inércia afirma que um corpo tem tendência a permanecer em constate repouso ou movimento retilíneo e uniforme, até que atue sobre ele uma força suficiente para a mudança de seu percurso. Sob esse viés, a escassez da água é um problema que persiste na sociedade. Logo, ela representa um desafio a ser encarado de forma mais expressiva pela população. Com isso, em vez de atuar como a força suficiente para a mudança de rota desse, a falta de educação do ser aliada à poluição contribuem para a intensificação de tal problemática.       A esse propósito, é indubitável que a falta de educação dos indivíduos seja uma das principais causadoras desse problema na sociedade brasileira. Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele, com isso, evidencia-se que o ser humano é dotado de ignorância, haja vista o alto desperdício de água que, de acordo com a Agência Nacional de Água (ANA), 40% dela retirada, é desperdiçada. Algo deplorável, se considerado que o patrimônio hídrico é um recurso natural esgotável, mas a população não auxilia para com a sua conservação.                Considera-se também, a poluição do meio ambiente como uma das impulsionadoras do problema no tecido social. Isso decorre não só da imprudência dos indivíduos em acumular lixo em locais inadequados, como também a não separação dos resíduos sólidos para a reciclagem, além da desconsideração do Governo em saciar os anseios da população, e somente, os próprios. Algo inaceitável, tendo em vista que em um país como o Brasil, com a alta arrecadação dos impostos, estes não sejam reaplicados para o melhor da nação.        Torna-se evidente, portanto, que ainda existem entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Diante disso, é dever do Governo, por meio de investimentos na educação, promover uma melhora na qualidade de ensino aos cidadãos, a fim de que não se tornem leigos sobre a conservação da água, logo, não a desperdiçando. Ademais, é necessário que o Ministério da Educação (MEC) fomente nas escolas, o uso de campanhas e palestras que discutam o combate à poluição, com o intuito de reeducar a população sobre os malefícios trazidos pela contaminação dos recursos hídricos.