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Enviada em: 30/10/2018

Patão afirmou:"O importante não é viver,mas viver bem".Esse pensamento encaixa-se no atual panorama brasileiro,visto que muitos indivíduos têm buscado refugio emocional nas religiões existentes. Todavia, pode-se observar uma ascensão da intolerância religiosa por parte da população.Dessa forma,é possível afirmar que não apenas os meios midiáticos,mas também as escolas são dois protagonistas que podem combater essa problemática.    Primeiramente,durante o Período Medieval,era a Igreja Católica que controlava o comportamento de parte da sociedade.Entretanto,com o advento das novas tecnologias proporcionadas pela Terceira Revolução Industrial a mídia em geral assumiu esse lugar.Para Karl Marx, ideologia é um conjunto de ideias,muitas vezes propagadas pelos meios de comunicação,com o objetivo de persuadir o interlocutor.Sendo assim, esses veículos de informação podem ser vistas como ferramentas para confrontar essas atitudes preconceituosa de parcelas dos cidadãos.    No entanto, cabe ressaltar que as instituições de ensino também podem ser observadas como caminhos para frear o aumento da violência contra crenças distintas.Pesquisas realizadas pela Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República,mostram que em dois mil e catorze mais de doze porcento das denúncias de intolerância a religião envolveram agressão física.Esse fato pode ser modificado com a colaboração das escolas. Segundo o filósofo Immanuel Kant:"O homem é aquilo que a educação faz dele".Nesse sentido,esses âmbitos educacionais não podem restringir-se em apenas escolarizar o corpo discente,mas sim fomentar a criticidade e prepará-los para enfrentarem os desafios existentes.    Fica explícito,portanto, que decisões precisam ser tomadas.Para isso,uma forma eficaz será uma ação da mídia como um todo, por meio da elaboração de novelas,filmes e seriados que abordem o assunto,com cenas e personagens voltadas para a realidade de pessoas que sofreram agressões verbais ou físicas por conta da inflexibilidade religiosa de alguns indivíduos.Somado a isso,curtos documentários sobre a temática nos intervalos propagandísticos também ajudará na minimização desses atos.Aliado a essas medidas,o Ministério da educação deve oferecer palestras para alunos e familiares, nos colégios e aos finais de semana,com líderes religiosos das mais vaiadas crenças existentes no Brasil, para que estes melhor esclareçam a população sobre a relevância da diversidade religiosa.Espera-se,com isso,o verdadeiro viver bem afirmado por Platão.