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Enviada em: 16/06/2017

Nos últimos anos, com a constituição de 1988, o Brasil vem criando formas de garantir a laicidade do país. Todavia, apesar de todo comprometimento, a nação brasileira ainda sofre com a não aceitação das diversas crenças. Sendo assim, é necessária uma análise nas causas da intolerância religiosa para que possam ser propostas soluções.    Em primeiro plano, é possível destacar que o formação do estado nacional proporcionou uma dificuldade na aceitação da religião dos Afrodescendentes. Nesse contexto, o ideal de superioridade do colonizador (  etnocentrismo ) facilitou que as práticas de matrizes africanas fossem duramente reprimidas, por ser consideradas uma afronta a até então colônia portuguesas. Prova disso foi a proibição da capoeira pelo Código Penal no século XVIII. Dessa forma, com a histórica exclusão social dos negros africanos, essa população passou a sofrer discriminações constantes no meio social e a ficar limitada no exercício de sua cultura.     Em segundo plano, percebe-se que o problema vai além da preconceituosa constituição da cultura brasileira e entra na esfera da má influencia da mídia. Nesse sentido, alguns meios de comunicações passam uma errada ideia de que todos os povos que são Islâmicos são terrorista. Por essa razão, a população brasileira cria um receio em ter contato com esses cidadãos devido ao medo imposto. Em virtude disso, os adeptos ao islamismo residente no Brasil passarão  a sofrer com o isolamento social e, principalmente as crianças, terão dificuldades na formação educacional.       Fica evidente, portanto, que é preciso adotar caminhos para combater os fatores que provocam a discriminação religiosa. Para isso, o Ministério da cultura deve patrocinar eventos africanos que aproxime o restante da população brasileira a conhecer as diversas manifestações que deram origem ao país. Ademais, as escolas, juntos com as famílias, devem elaborar palestras educativas que ensinem aos jovens que certos conceitos passados pela mídia são equivocados. Isso deve ser feito, pois, como diz Immanuel Kant '' O ser humano é aquilo que a educação faz dele ''.