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Enviada em: 08/10/2018

A partir da obra cinematográfica de Lilly e Lana Wachowisky ''Matrix'',admite-se que as pessoas podem não conhecer a realidade em que vivem.Isso é consequência da ignorância em que os indivíduos estão inseridos.É possível verificar essa conduta,ao se debater sobre  a cultura e a mudança social,na medida em que os cidadãos são desinformados e desconhecem a importância disso para uma sociedade mais igualitária.Ao tomar por base essa ideia,é necessário analisar como o aumento do exercício cultural pode contribuir para a solução de algumas mazelas que assolam a população e explicar os efeitos negativos que a falta disso causa nas comunidades.   Evidencia-se,a partir dessa proposição,a necessidade de compreender que,problemas como a insegurança pública, o baixo índice de escolaridade e a desigualdade racial  têm relação com a cultura que vigora em determinada localidade.Sendo assim, nas áreas periféricas,onde o sistema de educação e o incentivo da preservação cultural são precários,jovens  principalmente de etnia negra,adentram   no mundo do crime em busca de ascensão econômica.Contudo,com aulas de musicalidade,pintura,danças e esportes nas favelas,os adolescentes e as crianças têm melhores condições para optarem seguir carreiras profissionais e se distanciarem da criminalidade.Nesse sentido,consolida-se a reflexão da obra cinematográfica ''Matrix'',uma vez que, as pessoas são alienadas e não conhecem o importante papel da cultura para as mudanças sociais.     Indubitavelmente,outro ponto nessa discussão harmoniza-se com o olhar agudo de Platão.Em sua emblemática metáfora da ''Alegoria da caverna'',o filósofo grego alerta para os perigos da condição de ignorância em que vivem os seres humanos.A par dessa ideia,é possível verificar que,pelo obscurantismo dos cidadãos,as práticas culturais são desvalorizadas.Por conseguinte,o não exercício  disso nas áreas de baixa renda,também desencadeia outras mazelas,por exemplo a falta de saneamento básico,a exploração do trabalho infantil e a prostituição.      Destarte,diante desse cenário,medidas devem ser estruturadas para solucionar o impasse.Logo,é imprescindível que o Ministério da Educação  contrate professores que ensinem e expliquem para a população,por meio de palestras nas comunidades, sobre a importância do reconhecimento da história e das manifestações culturais e como isso pode ser um fator para resolver problemas do meio social,para que as pessoas valorizem mais essa prática.Além disso,espera-se que o Ministério da Cultura,juntamente com organizações não governamentais,promovam aulas gratuitas de teatro,música,pintura e esportes para crianças e adolescentes , a fim de que esses indivíduos tenham melhores oportunidades para seguir carreiras profissionais artísticas e não se envolvam com o crime.