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Enviada em: 07/09/2017

Sabe-se que a cultura está relacionada com a formação individual do cidadão, seja artística ou científica, ela tem a capacidade de promover um desenvolvimento intelectual e social sobre a sociedade. Em visto disso, a sua essência em moldar a natureza humana é por intermédio das manifestações culturais, apresentando um caráter religioso, material ou imaterial, em que, através desses meios, será propenso em ocorrer uma mudança social.     Sobretudo, para um cidadão torna-se culto, terá que se desprender de seus preconceitos que foi alimentado por repudiar certas culturas por apresentar costumes e tradições distintas da sua, isto é, o etnocentrismo. Dessa maneira, o relativismo cultural será eficaz em destruir barreiras que impedem do indivíduo em saber sobre as tradições dos demais, pois afirma-se que o único critério que uma se difere das demais, é devido aos valores que cada uma apresenta.     Nessa lógica, a aculturação consiste em outra maneira de ampliar a cultura, ou seja, é a fusão de duas ou mais culturas no propósito de enriquecer culturalmente uma determinada região. Em suma, a umbanda é a fusão do cristianismo, espiritismo e dos costumes africanos, logo, esse mecanismo está relacionado em diversificar a cultura afrodescendente.       Portanto, ações sinérgicas entre os Ministérios da Cultura e Educação serão essenciais para modificar positivamente o comportamento do cidadão. Cabe ao MinC assegurar encontros entre várias culturas em locais públicos, permitindo uma difusão entre elas e consequentemente, despertará a curiosidade do cidadão em querer saber das características de cada uma. Ademais, o MEC terá a responsabilidade de promover debates socioculturais nas escolas por meio de sociólogos em consonância com alguma tribo urbana, pois tais debates serão eficazes para construir alunos mais intelectuais e civilizados.