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Enviada em: 01/11/2017

Durante a segunda década do século XX, ocorreu em São Paulo um evento que ficou marcado como o símbolo da produção cultural brasileira. A Semana de Arte Moderna buscava o rompimento do Brasil com as concepções artísticas europeias para a criação de um conteúdo novo e com a cara do Brasil. Contudo, esse objetivo foi alcançado, no entanto, ainda nos dias atuais as manifestações artísticas não cumprem e nem realizam um papel transformador nas vidas da maioria da população.        As deficiências existentes no Brasil, no que concerne o papel do conhecimento para a sociedade, é uma herança que transita desde o período colonial brasileiro eté o ano de 1937, quando foi outorgada a Constituição de 1937 que colocava o ensino público como um direito. Nesse contexto, a educação, em primeiro momento, deixou de se tornar apenas elitista para se tornar um elemento constituinte das necessidades básicas de cada indivíduo daquele contexto social. Em contrapartida, o plano populista de Getúlio Vargas para agradar os mais vastos setores da sociedade não funcionou ao longo do tempo, pois ainda nos dias atuais o Brasil sofre com um modelo de educação fortuito e ineficaz que foi inserido.     Parafraseando, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o Brasil figura como um dos dez piores sistemas educacionais do mundo, tal fato, evidencia as dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional no país. Nessa conjuntura, é compreensível que a distribuição cultural no país seja tão exígua, haja vista que, ainda nos setores mais carentes da sociedade brasileira as dificuldades da inserção de um conteúdo de alto valor cultural é ainda maior, deixando assim, os setores mais necessitados em um ambiente cada vez mais escasso de cultura e educação.     Dito isso, é notório que há a necessidade de transformações, no que tange as questões supracitadas, sendo assim, faz-se necessário que o governo federal e os demais setores da sociedade deliberem acerca desses temas a fim de sanar os problemas. Portanto, o governo federal deveria com a ajuda de pedagogos e psicopedagogos buscar novos modelos de sistemas educacionais, impondo no calendário escolar público modos pedagógicos que cativem e instiguem a participação dos alunos em sala de aula, com a inserção de mais aulas práticas e mais espaço para debate aberto entre os alunos e professores. Ademais, é de extrema importância o incentivo governamental para projetos de elevação cultural, como o projeto Afroreggae, não obstante, seria também de vital importância a implementação de bibliotecas públicas em regiões carentes, na finalidade de levar as produções culturais para todos os âmbitos da sociedade.