Materiais:
Enviada em: 27/10/2017

Na percepção de Émile Durkheim, sociólogo francês, cada indivíduo possui uma função no meio social, como passar seu conhecimento à sociedade e ao mesmo tempo, recebê-lo; ou seja, o ser humano passa por um constante processo de socialização e aprendizado. No Brasil contemporâneo, a relação entre grupo e indivíduo é fortalecedora e necessária, pois é ela que promove os movimentos sociais e o desenvolvimento intelectual individual e da sociedade em geral.     Em primeiro lugar, é possível afirmar que a mobilidade de uma sociedade em busca de mudanças na ordem vigente, é uma consequência da socialização de cada cidadão. Na década de 80, a sociedade brasileira , após passar por uma ditadura militar; organizou o movimento Diretas Já, que tinha como objetivo a aprovação da emenda Dante Oliveira, que estabeleceria as eleições diretas. Apesar de o objetivo do movimento não ter sido alcançado, a relação de coletividade foi necessária para que a redemocratização fosse efetivada e prolongada até os dias de hoje.                 Outrossim, é de grande importância a união do indivíduo com a sociedade para a evolução do conhecimento do país. Durkheim também traz um pensamento sobre a educação, pois para ele, ela é uma socialização da geração jovem pela geração adulta e quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade. Nesse sentindo, é de extrema importância a passagem do conhecimento entre grupos e gerações, para que possa ser atendidas necessidades humanas, como a cura de doenças até então incorrigíveis.       Diante do apresentado, é indispensável a relação de fortalecimento que o indivíduo recebe da sociedade, e vice-versa. Assim sendo, é necessário que as escolas brasileiras promova debates passivos nas salas de aula, que visem proporcionar aos estudantes encontrarem suas contradições e valores, a fim de possibilitar o aprimoramento do conhecimento e a coletividade entre eles, para que haja não só desenvolvimento do país, como também da humanidade.