Materiais:
Enviada em: 06/03/2017

Desde o início da colonização lusitana no Brasil, os recursos naturais do território nacional são utilizados de maneira exarcebada, isto é, sem o discernimento entre os recursos renováveis e não renováveis, a exemplo da ininterrupta extração do pau-brasil e do ouro. Nesse sentido, percebe-se a importância do cooperativismo entre os cidadãos na manutenção do meio ambiente, promovendo, dessa forma, uma sociedade consciente em termos de desenvolvimento sustentável.        O cooperativismo constitui um dos principais fundamentos do pensador alemão Karl Marx, o qual afirmou que essa coadjuvação entre os membros de uma comunidade consiste em um dos melhores modos de desenvolver uma nação livre de discrepâncias econômicas e problemáticas relacionadas ao âmbito social. Outrossim, observa-se a efetividade de tal sistema no Japão, no qual desde o início de suas vidas acadêmicas, os alunos realizam as tarefas de limpeza da escola, fato que contribui com a formação individual e economiza recursos monetários da instituição social.      Nesse contexto, é notória a falta de apoio governamental nessas atividades coletivas e, por conseguinte, seu baixo desenvolvimento, afinal, tal estratégia foi implementada no Brasil apenas dois séculos depois de sua origem, na colônia Tereza Cristina em 1847. Dessarte, a Organização das Nações Unidas (ONU) fomenta a necessidade de difundir o cooperativismo ao mundo, possibilitando, assim, um desenvolvimento sustentável em escala global.       Em suma, nota-se a relevância do cooperativismo no meio social e econômico, constituindo, por consequência, uma prática saudável e necessária na sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, faz-se imperativo um maior investimento do Governo Federal nas cooperativas nacionais através de bonificações à comunidades que aderirem ao sistema, promovendo, assim, comunidades sustentáveis. Por fim, para atingir a sustentabilidade, é fundamental a realização de campanhas acerca das cooperativas que visam a manutenção do meio ambiente por parte da mídia nacional.