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Enviada em: 13/08/2018

Muito se discute no Brasil sobre a questão da valorização do professor.Afinal,comumente é retratado em diversos meios de comunicação situações como o baixo salário e a escassez de projetos universitários que estimulem o jovem a seguir a carreira acadêmica,e tais fatores contribuem de maneira significativa para o dilema retratado,isto é,a não valorização do professor.Nesse cenário,projetos educacionais e leis que visem aumentar o prestígio social dessa parcela da população devem ser criadas pelo governo,a fim de reverter o impasse vivenciado.    É sabido,com base em uma pesquisa divulgada pelo OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico),que o número de jovens que pretende seguir a carreira de professor diminuiu 5% na última década,visto que em 2008 esse percentual era de 7,5%,ao passo que em 2018,tal valor representa apenas 2,4%. Dessa maneira,pode-se notar que em decorrência da falta de uma lei efetiva que proteja esses educadores,situações como a baixa remuneração aliada ao excesso de trabalho diário tornaram-se comuns e características da profissão.Logo,a ideia de seguir outras carreiras que fogem do ramo da licenciatura foi amplamente adquirida pela juventude brasileira,por consequência,o que se vê na atualidade é um problema nacional em torno da ausência de professores qualificados nas escolas de todo o país.    Além disso,outro problema vigente é a escassez de projetos educacionais dentro das universidades que estimulem o estudante para que esses se tornem professores.Afinal,iniciativas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência),tem papel fundamental na transformação de jovens universitários em profissionais da educação,uma vez que através desses projetos,acadêmicos em cursos de licenciatura recebem uma remuneração por tal estágio,além da experiência de ter um convívio direto com alunos em sala de aula.Dessa forma,se familiarizam com a profissão e quebram paradigmas,transformando-os em profissionais qualificados.    Portanto,em virtude dos argumentos mencionados,para solucionar a questão vivenciada,torna-se necessário que o legislativo brasileiro crie uma lei em âmbito nacional no qual o piso salarial do professor deve aumentar no mínimo 25%,de modo que esses educadores tenham um salário mais digno,e consequentemente,tal fato estimule a entrada de jovens professores no mercado de trabalho.Ademais,Cabe ao MEC(Ministério da Educação),investir em programas que visem valorizar a esfera educacional,isto é,a criação de projetos semelhantes ao PIBID nas universidades de todo o Brasil,para que os educadores e os simpatizantes de tal carreira sejam reconhecidos perante à sociedade.